[texto de Carol Toledo]
Antes que a estação mais quente do ano chegasse, a Recria Cine de Verão já aquecia nossas ideias mais brilhantes. Ainda em 2020, muitas mãos escreveram um projeto para um edital da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural) para Mostras e Festivais Artísticos e Culturais publicado pelo Estado de Minas Gerais. Aí nascia um formato totalmente novo e especial para nosso evento. Em 2021 fomos contemplados e pela primeira vez, o ano começou com uma Recria Cine por vir, novamente com uma programação virtual e gratuita.
A Recria Cine de Verão foi transmitida nas redes sociais do projeto entre os dias 06 e 20 de março, com oficinas recreativas durante a semana e web programas ao vivo aos sábados. Em parceria com a empresa Ouvídeo Produções e tendo como intérprete Cristiano Donado, a programação teve acessibilidade em Libras e acolheu de forma especial a comunidade surda.
Durante a primeira semana, nós aprendemos a pintar sem pincel com a Bia Penna, na oficina de “Estêncil para recortar o mundo”, descobrimos música em objetos considerados lixo e construímos nossos próprios instrumentos musicais com a Juliana Santos, na oficina “Instrumentos artesanais e noções de percussão”, e colocamos nossa imaginação no papel e criamos nosso próprio filme com a Mariana Couto, na oficina de “Roteiro Ilustrado”.
Na segunda semana foi hora de colocar a mão na massa e fazer a “Salada de Frutas do Verão” com a Jainy Martins e a Maria Clara. Também aprendemos a usar o lixo a favor da natureza na oficina de “Vasos com embalagens recicláveis”, com a Rogéria Castro, e construímos um brinquedo ancestral na oficina de “Confecção de bonecas abayomi”, com a Kelly Cristine.
Nos três sábados de evento, a programação foi conduzida ao vivo pelo mestre de cerimônias, Flávio Abreu, e teve a participação de músicos, dançarinos, artistas visuais e circenses, poetas e profissionais da saúde trazendo arte, diversão e informação para toda a família. E claro, tivemos muitos filmes! Os curtas exibidos mataram um pouco da nossa saudade das telonas e nos recordaram edições passadas da mostra. O web programa também contou com quadros de personagens lúdicos, trazidos à vida pelo Grupo de Teatro Catarse, tratando sobre arte, meio ambiente, cultura e ciência.
Vó Candinha, interpretada por João Bosco “Jotta”, leva uma vida confortável e segura na cidadezinha de Ervália. Não há nada que a faça mais feliz do que compartilhar suas histórias sentada na mesa farta de sua cozinha. Os seus casos deixam os cafés da tarde ainda mais saborosos, principalmente se estiver na companhia de seu neto querido, vivido por Gustavo Hélder.
Não muito longe dali, o Pescador Lúcio, interpretado por Adauton Ferreira, vivia histórias tão misteriosas e curiosas como ele! Acostumado desde criança a ouvir seus pais contarem as lendas mais fantásticas, Lúcio jamais imaginou que fosse ficar frente a frente com criaturas mágicas e assustadoras!
Na cachoeira ali perto, as Sereias Mariana e Janaína, vividas por Graziela Mulano e Francielly Crispim, adoram ouvir juntas o canto dos passarinhos na beira dos riachos. Muito espertas, elas têm conhecimento de sobra para dividir uma com a outra! Mesmo muito diferentes entre si, são grandes e se divertem juntas enquanto desbravam o que há rio afora.
A Onça Pintora, interpretada por Fabrício, é a artista e a pintura! Ela ama a vida na floresta e acha o seu lar uma verdadeira obra de arte. É por isso que ela fica tão triste com os danos que alguns bichos humanos causam à natureza. Mas ainda há esperança, ela sabe o que fazer para preservar o meio ambiente e conta para todos nós!
O Repórter Fefê, vivido por Fernando Lima, ama sua profissão! Ele conhece as notícias mais fresquinhas de Ervália e do mundo. Com ele, a verdade vem sempre em primeiro lugar e não há espaço para fake news! Informação tem de sobra por aí, mas será que tudo é confiável? Vamos checar!
A Recria Cine de Verão alcançou mais de 800 pessoas e envolveu mais de 50 colaboradores, que construíram juntos e juntas, um mundo fantástico e cheio de aventuras! O portal para esse universo continua aberto no YouTube da Recria Cine, esperando por você!
O evento foi uma realização do Coletivo Refazenda, em conjunto com o grupo de teatro Catarse, que contou com a parceria do Portal Articularte, Estúdio ArteVise, Ouvídeo Produções e Zepelim Comunicação. Projeto apoiado pela Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais.
Ficha Técnica – Recria Cine de Verão
Direção e Coordenação Geral: Tobias Rezende
Direção de Produção: André Castro
Produção Executiva: Marcinhò Zola
Produção Local: Cristiano Durães, Flávio Abreu e João Gabriel Marques
Assistência de Produção: Bia Penna
Mestre de Cerimônias / Apresentador: Flávio Abreu
Elenco: Adauton Ferreira, Fabricio Lima, Fernando Lopes, Franciely Crispim, Gustavo Hélder, Graziela Mulano e João Bosco “Jotta”
Locução e Dublagem: Lucas Marcondes
Intervenções Artísticas: Juliana Tarumoto, Lety Rodrigues, Osso Banda, Juliana Santos Rocha, João Lara, Kesley Machado, Jamelão e Melancia, Jhon Helbert, Milena Pereira, José Neto Afro-latino, Tereza Saci, Dauá Puri, Pedro Esteves, Kelly Cristine
Dinâmicas Corporais: Betânia Brasiliano, Kesley Machado, Lety Rodrigues e Juliana Tarumoto
Momento Saúde: Aline Martins, Cíntia Vanzela, Michele Rodrigues, Rosamar Rezende, Ulysses Matos
Oficinas: Bia Penna, Jainy Barbosa, Juliana Santos Rocha, Kelly Cristine, Mariana M. Couto, Rogéria Castro e Vanessa Maciel
Curadoria Audiovisual: Camila Santana
Roteiros: Adauton Ferreira, Camila Santana, Fernando Lopes, Graziela Mulano, João Bosco “Jotta e Tobias Rezende
Assessoria Pedagógica: Bia Penna, Cristiano Durães e Mariana M. Couto,
Direção de Cena: Fernando Lopes e Guilherme Mattos
Assistente de Direção: Cristiano Durães
Direção de Arte: Bárbara Carvalho, Marques Antônio e Rayan Rodrigues
Cenografia e FIgurinos: Bárbara Carvalho, Marques Antônio e Rayan Rodrigues
Maquiagem: Bárbara Carvalho, Gustavo Hélder e Marques Antônio
Câmera: Jacko Palma, Mateus Mustaine e Ricardo Silver
Imagens adicionais: André Castro e Cristiano Durães
Técnico de Som: Jacko Palma e Cristiano Durães
Making of: Leo Lopes
Edição: Bia Penna, Caio Ferreira, Douglas Ribeiro, João Gabriel Marques e Ricardo Silver
Trilha Sonora: Arturo Cussen – Circo da Silva e Iago Tojal
Direção de Animação: Daniel Madão
Ilustrações para animação: Marques Antonio
Ilustrações Vinheta de Abertura: Larissa Brandão
Coordenação de Pós-Produção: João Gabriel Marques e Tobias Rezende
Correção de Cor: Jacko Palma
Mixagem e Desenho de Som: Olívia Fiusa
Acessibilidade em Libras: Cristiano Donado
Transmissão Ao Vivo: Bianca Colvara, Camila Santana, Douglas Ribeiro, Ian Dias, João Gabriel Marques e Tobias Rezende
Direção de Arte – Transmissão Ao Vivo: Lisley Moreira e Flávio Abreu
Coordenação de Comunicação: Camila Macedo
Assessora de Imprensa: Carol Toledo
Gestão de Redes Sociais: Juliana Castro, Melina Matos e Túlio Mattos
Redação Site: Jules Matos
Identidade Visual: Larissa Brandão
Design de Redes Sociais: Bárbara Carvalho
Realização: Coletivo Refazenda, Grupo de Teatro Catarse e Recria Cine
Parceria: Estúdio ArteVise, Portal Articularte, Ouvídeo Produções e Zepelim Comunicações
Apoio financeiro: Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Brasil – Governo Federal