Escolha uma Página

Recria Indica – 5 documentários em curta-metragem para crianças

ago 16, 2021

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

[texto por Jules Matos]

Você gosta de documentários? Tem algum documentário brasileiro preferido? Nesse texto vamos indicar 5 documentários infantis, com protagonismo de crianças no centro da narrativa! Mas antes de compartilhar com você produções que marcaram as exibições da Recria Cine, vamos explorar um pouquinho mais sobre o histórico do documentário no Brasil.

Quando falamos de documentário, na maioria das vezes pensamos em gênero de filmes que buscam retratar a realidade. Mas o documentário é também uma forma de expressão artística, e assim como toda forma de arte, carrega a subjetividade e a visão de mundo do realizador ou realizadora, suas ideias e seus sentimentos. Assim, podemos perceber o documentário não somente como uma representação da realidade, mas também como um cinema de asserção sobre o real, com discursos e reflexões próprias.

No Brasil, as primeiras produções cinematográficas começaram no início do século 20, em sua maioria por fotógrafos e cineastas estrangeiros. Aos poucos, os antropólogos que viajavam em seus estudos ao interior do Brasil, começaram também a incorporar as câmeras de cinema em suas viagens para documentar as populações indígenas do país. Seus filmes etnógrafos revelaram ao mundo as imagens de um continente ainda desconhecido.

Em 1936 foi criado o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), o que deu início a realização de diversos filmes nacionais, muitos deles feitos pelo cineasta mineiro Humberto Mauro, que viveu em Cataguases, cidade da Zona da Mata Mineira. Daí em diante o cinema nacional passou por diversas transformações, como o surgimento do Cinema Novo e de muitos documentaristas que viriam a registrar o Brasil de uma forma nunca vista até então. Foi o caso, por exemplo, de Eduardo Coutinho, considerado por muitos o maior documentarista da história do cinema brasileiro. 

E documentários feitos para crianças? Se você participou da Recria Cine, provavelmente já assistiu alguns. Mas caso não tenha assistido ainda, trazemos aqui algumas indicações de documentários infantis imperdíveis.

 

 

No filme “Como fazer açaí”, filmado na Ilha do Açaí, uma aldeia Baré, no meio do Alto Rio Negro, as crianças aprendem a fazer barcos de brinquedo para brincar no imenso rio que as rodeia. E é lá que vive Andrey Araújo da Costa, uma adolescente indígena de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, que ensina passo a passo como fazer açaí, desde a árvore até o copo.

 

 

Já no documentário “Disque Quilombola”, crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória, mostrando suas raízes e suas semelhanças.

 

 

O terceiro da lista é o “Lé com Cré”. O documentário em animação, que possui cerca de cinco minutos, aborda três temas: dinheiro, medo e coisas de menino e menina. Com essa proposta, sete crianças, representadas como desejaram, definem e abordam suas opiniões sobre cada uma das temáticas.

 

 

O documentário “Crianças de Maré”, mostra que para as crianças que vivem perto do rio, ele é também um lugar de brincar, e elas mostram como fazer isso. 

 

 

O último a lista é o documentário “Huni Kuĩ, Povo verdadeiro”, onde as crianças do povo Huni Kuĩ, que vivem na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, no Acre, mostram como é a vida na aldeia, seus costumes e suas brincadeiras. 

Últimos Posts

Acompanhe o nosso blog!
7ª Recria Cine – Uma Viagem no Tempo

7ª Recria Cine – Uma Viagem no Tempo

A Recria Cine - Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes chegou à sua 7ª edição entre os dias 12 e 15 de outubro de 2022 na Escola Municipal...