Escolha uma Página

Novos caminhos para o mesmo portal: A Recria Cine Itinerante

maio 26, 2022

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

[texto por Cristiano Durães]

Dessa vez foi diferente: novos ares e olhares para a Recria Cine. A mostra de cinema para crianças e adolescentes ganhou uma versão itinerante, levando filmes, oficinas, teatro e muitas outras atividades culturais para os povoados Ventania, Careço e Grama, todos na zona rural do município de Ervália-MG. Pensa num trem danado de bão! 

Difícil contar tudo que aconteceu nesses seis dias de evento. Ê bagunça boa, viu?! Digamos que, certa da bonita e complicada missão que tinha, a equipe da Recria Cine vestiu a camisa e mergulhou no vai-e-vem das estradas de chão do município, dispostos não só a ensinar ou ofertar, mas a aprender e compartilhar. Chegando lá, bagunçou todo povoado com alegria, enchendo o coração do povo de vontade de brincar, de dividir e se expressar.

O queridíssimo Flávio Abreu deu o tom para iniciar a Recria: Alô, Alô Ervália! Começou meu amor!!! No primeiro dia teve competição de dança, quiz, competição de canto e muito mais. Em todos esses jogos não teve nem uma só criança que saiu perdendo: todo mundo ganhou a alegria de brincar e se expressar do jeitinho que achar melhor. Após tanto tempo sem atividades presenciais, tanto a equipe quanto a criançada estava cheia de gás para começar o evento com chave de ouro: brincando! 

 

Enquanto isso, um mural cheio de cores e sorrisos era pintado na parede da escola, colorindo de arte o dia-a-dia das crianças. Há quem diga que a marca deixada no muro pela Babi e o Marques, representando a ArteVise, tem a mesma alegria que a marca que fica no coração de todos os que se envolveram com evento nesses três finais de semana consecutivos, nos quais cada escola dos povoados ganhou o seu mural e um trecho de um belo poema.

 

 

De repente, um cheirinho bem característico começou a invadir o ar. Era cheiro de pipoca! Preparada pelas mãos que sabem o que a criançada gosta, as mãos que todo dia fazem a merenda da escola. Todo mundo correu pra se sentar na frente do telão, estrela maior do evento, pois sabiam que já era hora da sessão de curta-metragens começar. E foi só acabar de escurecer que deu pra ver direitinho o brilho nos olhos de cada um que se aventuravam nas histórias que saltavam do projetor para o telão no pátio da escola. Até história de terror teve! E ó, Garupa, animação dirigida por Tobias Rezende, é uma história que se contava lá nos antigamente, nos tempos passados das veredas de Ervália, saindo da fala quase esquecida dos antigos para vir parar na tela do cinema dos mais novos. O tempo muda engraçado, né? 

Quando os filmes acabaram, ainda deu tempo de aquecer o gogó e cantar na roda de capoeira da Escola de Arte e Cultura Vereda. Olha tu que é moleque! Moleque é tu! Ginga daqui, ginga de lá. Ao som de atabaques e berimbaus a meninada ia aprendendo sobre a ancestralidade, sobre o movimento, sobre as tantas culturas brasileiras. E todo mundo percebeu a força que tem essas culturas na hora que, com o corpo todo pintado, os capoeiristas começaram a cuspir grandes labaredas de fogo. Parecia um deus!!! 

 

 

E olha que esse era só o começo, hein? No sábado é que a alegria resolveu ocupar de vez as praças e escolas dos povoados. A oficina de pintura com terra fez encher as praças de arte, tirando do chão em que pisamos a matéria-prima para a expressão, além de mostrar como é que os povos originários, os Puris e Coroados da nossa região, faziam para colorir o mundo. Com o Catarse e muitos outros monitores ainda rolou malabares, palhaços, pique-pega, adedanha, pintura facial, mais competição de dança, mais canções, mais alegria. Teve sarau de crianças cantando e dançando um bom piseiro, acústico de MPB do Doug, do Índio, poesia recitada pelo Túlio. Gente, com certeza era dia de aproveitar cada segundinho do que era ser criança. Até quem já cresceu podia! 

 

 

A noite caiu e com ela mais uma vez o cheirinho de pipoca invadia toda a escola, chamando para a sessão de cinema que iria começar. A Família Dionti pede licença para se aconchegar nos olhos atentos do público. O longa-metragem dirigido por Alan Minas é uma verdadeira lição de magia, de fantasia, ambientada nos mesmos morros e capoeiras que estamos habituados a ver, lembrando pra todo mundo que ali tem muita coisa bonita e que a vida é cheia de oportunidade boa de sonhar, ser  feliz,  de crescer e de amar. 

E ainda, nessa mesma sessão, uma surpresa pra muita gente: não é que a meninada do povoado já tinha invadido o telão do cinema? Mais cedo aconteceu uma oficina de cinema com o Douglas Ribeiro e o Guilherme Mattos, onde os pequenos puderam experimentar a magia e os truques do cinema. Vestiram seus figurinos e não fizeram feio: deixaram muito ator de novela comendo poeira, viu?! Só precisavam da oportunidade de deixar sair: a capacidade de atuar e viver a arte já mora no coração de cada criança.

 

 

Pra fechar com chave de ouro, uma risada maldosa percorreu o pátio onde a criançada aguardava ansiosamente a abertura das cortinas: a Rainha Má, a Rainha de Copas e a Bruxa Má do Oeste traçavam o Grande Plano, uma peça do Grupo de Teatro Catarse recheada de personagens de diversas histórias conhecidas, e que agora arrancavam gostosas risadas daquela galerinha, que já nem sabia mais onde enfiar tanta alegria. 

 

 

Pois é! Cada cantinho de Ervália carrega sua história, seu jeitinho peculiar de passar as horas e dias. A Recria Cine Itinerância foi lá para unir essas diferenças, balançar a calmaria dos dias, ensinando e aprendendo com o povo da Ventania, do Careço e da Grama. Não é possível em palavras agradecer e descrever o que se construiu nessa edição do evento.  A tônica de toda essa experiência está na bagunça e na felicidade: a bagunça boa das crianças e dos adultos que acreditam na diversão e no trabalho coletivo; no reboliço bonito que a arte pode fazer a gente viver. Os três povoados, cada um do seu jeito, nos deram a confirmação de que trocar, experimentar e recriar são privilégios que, juntos, até fica fácil alcançar. 

Sigamos Recriando!

 

FICHA TÉCNICA RECRIA CINE ITINERANTE 2022

 

Coordenação Geral: Tobias Rezende

Produção: André Castro

Produção Local: Cristiano Durães

Produção Executiva: Vanessa Maciel

 

Curadoria: Camila Santana

 

Mestre de Cerimônias: Flávio Abreu

Oficina de Cinema: Guilherme Mattos e Douglas Ribeiro

Oficina de Tinta de Solo: Maria Aline dos Santos, Rayan Rodrigues,

Pintura de murais: Bárbara Carvalho e Marques Ferreira (Estúdio Arte Vise)

Recreações: Tiago Max Alves da Silva, Adauton Ferreira, Gustavo Hélder, João Bosco Frederico Souza, Vitória , Lilian Mattos

Monitoria: Maria Caroline Fernandes Freitas, Macély Ferreira, Milena Matos, Adailton Santos, Louie Castro, Carlos Daniel Correa Sousa, Fabricio Lima, Vitória Pereira Santos de Moraes, Elaine Aparecida Silva Rocha, Camila Macedo, Isabela Castro, Letícia Aparecida ,  Lucas Francisco Miranda e Souza, Carlos Eduardo Galantine, Edgar Mattos, Pedro Esteves, Jennifer Manfredini, Carla Eduarda de Oliveira P., Victor Santuzzi

Assistência de produção: Fernando Lopes, Rayan Rodrigues, João Gabriel Marques, Túlio Mattos

Técnico de som: Cristiano Durães, João Pedro Cafiero

Projeção: Tobias Rezende

 

Assessoria de Imprensa: Jules Matos

Coordenação de Redes Sociais: Melina Matos 

Identidade Visual: Bárbara Carvalho

Cobertura Redes Sociais: Juliana Castro

Fotografia: Leonardo Lopes 

Cinegrafia: Lucas Godinho e Jules Matos

 

Vinheta animada: Daniel Madão

Trilha Sonora Original: Arturo Cussen

 

Capoeira e Dança do Fogo – Escola de Arte e Cultura Brasileira Vereda Capoeira: Kesley Machado (Instrutor Cachorrão), Bruno Mendes, Júlio Ferreira Lessa, Lívia Cal, Júlio Martins, Adauton Ferreira, José Vinícius e Gabriel Ferreira

 

Espetáculo “O Grande Plano” – Grupo de Teatro Catarse: Fernando Lopes, Adauton Ferreira, Gustavo Hélder, João Bosco Frederico Souza, Vitória Moraes, Lilian Mattos e Fabrício Lima

 

Últimos Posts

Acompanhe o nosso blog!
7ª Recria Cine – Uma Viagem no Tempo

7ª Recria Cine – Uma Viagem no Tempo

A Recria Cine - Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes chegou à sua 7ª edição entre os dias 12 e 15 de outubro de 2022 na Escola Municipal...