Escolha uma Página

Recria Cine de Verão: Making of da produção audiovisual

maio 13, 2021

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

[texto de Jules Matos]

Que a Recria Cine sabia fazer cinema, ninguém duvidava, mas dessa vez a equipe surpreendeu para melhor a todos que assistiam a programação que foi ao ar entre os dias 06 e 20 de março de 2021. Durante duas semanas do mês de março as redes sociais foram tomadas de conteúdos inéditos na história de Ervália. Era a Recria Cine de Verão que chegava trazendo um novo formato para o evento, desta vez recheado de muito conteúdo produzido em Ervália.

A edição trouxe figuras que vieram para ficar, como o repórter Fefe, o pescador Lúcio, as sereias Mariana e Janaína , a Onça Pintada e a Vó Candinha. 

Interpretado pelo ator e diretor Fernando Lima, o repórter Fefê trouxe notícias quentinhas de Ervália para o mundo, sempre prezando a verdade e combatendo as fake news. As reportagens abordaram questões sobre meio ambiente, patrimônio cultural e educação. “Pra mim foi uma evolução no meu trabalho com esse evento, tive a oportunidade de aprender muito mais e aprofundar meu trabalho, tive uma oportunidade de ser profissionalizado, uma luta diária dos artistas”, afirma Fernando.

A Vó Candinha é o tipo de personagem que faz qualquer um se sentir em casa, ou melhor, na casa da vó.  Interpretada por João Bosco “Jotta”, a Vó Candinha adora compartilhar seus casos com o neto, interpretado por Gustavo Helder, enquanto passa um café na beira do fogão à lenha. 

 

 

Jotta conta que se esforçou para lembrar de todas que já ouviu de sua avó em Ervália e as relacionou com pesquisas sobre histórias folclóricas da nossa região da Zona da Mata, como por exemplo a procissão das almas. “Ao pesquisar encontrei vários relatos muito parecidos com histórias da minha vó, herança da cultura oralizada, provavelmente. Contei também com ajuda do livro de historietas da Dona Ceci, figura ilustre, famosa na cidade”, afirma Jotta. Segundo ele, Vó Candinha foi uma personagem muito engrandecedora no sentido do resgate dessas histórias que estão se perdendo. “Para mim, considero que elas possuem importância sublime na manutenção da identidade cultural do povo” conta Jotta.

O pescador Lúcio, interpretado por Adauton Ferreira, conta de um jeito único a história de quando ficou cara a cara com um jacaré. Acostumado com o palco do teatro, Adauton conta como foi estrear na frente das cameras. “Eu tinha apenas trabalhado em palcos, não tinha afinidade com câmeras, na verdade, todo equipamento de cinema. Com esse desafio, tinha que logo cair matando e dar tudo de mim. Cada papel pra mim é uma forma de dizer a Ervália que aqui tem artistas, que a arte sim é um ato profissionalizante, que é permitido ser livre, ser o que quiser ser, viver sua melhor versão”, afirma Adauton. As filmagens da história do Pescador Lúcio foram realizadas no famoso Tanque do Braizinho, um açude grande e antigo localizado na zona rural de Ervália, onde durante muitos anos, gerações e gerações frequentaram livremente para nadar e pescar. 

 

 

Interpretadas por Francielly Crispim e Graziela Mulano, as sereias Mariana e Janaína vivem juntas no riacho, onde passam os dias conversando e apreciando o cantos dos pássaros. Francielly, que interpretou a sereia Mariana, conta que se divertiu muito com o personagem, “eu particularmente já gostava muito desse ser fantástico, e interpretar uma sereia foi incrível”. A equipe de filmagem foi composta por Ricardo Silver e Jacko Palma, direção de Fernando Lima, e áudio de Cristiano Durães. 

 

 

Todo o conteúdo foi transmitido pelo YouTube do projeto, através da TV Recria.  A criação da Tv já era um sonho antigo da equipe, mas foi a chegada do Coronavírus e a impossibilidade de realizar um evento presencial, que fez a ideia ganhar vida. Como explica o coordenador geral da Recria Cine, Tobias Rezende, a TV Recria  nasce como um espaço para abrigar e incentivar as produções audiovisuais do projeto, desenvolver conteúdos lúdicos, artísticos e educativos, voltados para crianças e adolescentes, bem como para famílias e educadores.

 

 

Segundo André Castro, produtor da Recria Cine, “esse evento proporcionou ampliarmos o projeto da TV Recria, o núcleo de produção de conteúdo audiovisual próprio, que inclui diretores, roteiristas, cinegrafistas, atores, cenógrafos, figurinistas e etc. Ao todo, foram produzidos por volta de 3 horas de conteúdo inédito para o evento. Além dos programas ao vivo, todo o conteúdo está disponível para acessar a qualquer momento no canal da Recria Cine no youtube. Neste evento tivemos também, pela primeira vez, todo o conteúdo traduzido em libras, com o objetivo de incluir e trazer mais gente pro universo da Recria Cine”.

Tobias Rezende, coordenador geral da mostra, acredita que a principal diferença dessa edição para as edições anteriores está na estruturação do projeto em torno da produção de conteúdo audiovisual, o que se reflete na divisão das equipes e metodologias de trabalho. “Por exemplo, em muitos dos vídeos que produzimos existiu a colaboração de uma assessoria pedagógica na construção do roteiro, junto aos roteiristas. Esse roteiro depois era trabalhado pela equipe de direção, elenco, cenógrafo, editores… Assim, a cada etapa do processo o conteúdo ia ganhando contornos mais definidos, até chegar no produto final” conta Tobias.  

Como afirma Tobias, um grande diferencial dessa edição foi também a possibilidade de trabalhar com recursos financeiros provenientes de edital público, uma vez que o projeto vinha sendo realizado desde 2016 na base do trabalho voluntário de seus colaboradores. Dessa vez a edição contou com recursos provenientes do edital da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural) para Mostras e Festivais Artísticos e Culturais publicado pelo Estado de Minas Gerais. 

O evento foi uma realização do Coletivo Refazenda, em conjunto com o grupo de teatro Catarse, que contou com a parceria do Portal Articularte, Estúdio ArteVise, Ouvídeo Produções e Zepelin Comunicação. O projeto foi apoiado pela Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais.

 

Últimos Posts

Acompanhe o nosso blog!
7ª Recria Cine – Uma Viagem no Tempo

7ª Recria Cine – Uma Viagem no Tempo

A Recria Cine - Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes chegou à sua 7ª edição entre os dias 12 e 15 de outubro de 2022 na Escola Municipal...