[texto de Jules Matos]
Dos dias 11 à 15 de janeiro, a Escola Estadual Monsenhor Rodolfo realizou a primeira etapa da Gincana “A Ervália que Queremos”. Foram cinco dias de diversas atividades remotas, como aulão, rodas de conversa e também exibição de filme, que foi feito em parceria com a Recria Cine – Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes.
Segundo a diretora da escola, Maíra Massessine, a gincana surgiu da necessidade de desenvolver um projeto que atendesse os alunos e também os professores, que precisavam cumprir horas-aula de uma greve executada no início do ano. “Pensamos em um projeto que estimulasse o crescimento pessoal dos alunos, ao mesmo tempo em que se aproximasse da tecnologia e se divertisse”, afirma Maíra.
De acordo com a professora de ciências e uma das idealizadoras da gincana, Geisyane Franco, a primeira etapa foi usada como inspiração para que os alunos fizessem uma análise de suas realidades. Dessa forma, os professores, de modo interdisciplinar, organizaram uma semana de rodas de conversas, palestras, filmes e vários momentos interativos, abordando temas como drogas, gravidez na adolescência, linguagem, empoderamento do jovem, arte, música, acessibilidade no esportes e ocupações do espaço urbano. A Recria Cine participou dessa primeira etapa proporcionando um momento de Cinema Remoto no Google Meet com o filme “O menino que descobriu o vento”. Filme inspirador e que conta a história de um jovem protagonista.
Já na segunda etapa da gincana, a Recria Cine trouxe uma sessão de seis curtas-metragens, no dia 18 de janeiro. Como parte dessa etapa, estudantes também elaboraram questões a serem encaminhadas para os realizadores dos curtas, bem como perguntas para profissionais da saúde com suas dúvidas sobre a COVID-19. “A equipe da Recria Cine realizou pesquisas sobre os direitos autorais para essas transmissões e deu a base para as construções dos vídeos pelos alunos com dicas para as gravações e o termo de cessão de uso de imagem e voz. “Além da oportunidade de nossos alunos participarem da programação do Recria Cine de Verão com perguntas aos produtores dos curtas e profissionais da saúde sobre vários aspectos da COVID-19”, afirma Geisyane.
Geisyane conta que toda a equipe escolar está encantada com o empenho dos alunos e professores nessa gincana. Segundo ela,a participação de todos no final do ano letivo de 2020 foi uma bela surpresa. “O Recria Cine deu o toque especial com os curtas inspiradores. Acreditamos que essa gincana veio para acentuar o potencial de alunos e professores para desafios como esse onde se desenvolve o pensamento crítico e a postura protagonista brincando. Há interesses em futuras adaptações, desmembramentos, melhoras e novas edições”, reforça Geisyane.
A última etapa, que encerra a gincana, acontece na quinta-feira, dia 28 de janeiro. As perguntas encaminhadas pelos estudantes para realizadores de cinema e profissionais da saúde serão veiculadas e respondidas durante a programação da Recria Cine de Verão.