[texto de Carol Toledo]
2020 começou como outro ano qualquer. O fim das férias deu início aos preparativos para a tão esperada 5ª Recria Cine. Tão esperada porque, para nós, cada edição é a realização de um sonho! Então, no início do ano, lá em Março, lançamos o Edital de Filmes e vimos começar a incrível jornada da construção de mais um lindo evento. Se no início do ano nos dissessem que um vírus iria aparecer e que, para a nossa segurança, todo mundo precisaria ficar afastado uns dos outros, eu provavelmente não acreditaria. Mas assim aconteceu. Em Abril nos demos conta de que o cinema teria que esperar e que não poderíamos nos encontrar tão logo para brincar e nos abraçar. A 5ª Recria Cine não tinha mais data prevista para acontecer e, aos poucos, com o passar dos meses, nos demos conta de que 2020 talvez não fosse um ano longo o bastante para que a pandemia viesse e fosse embora. Mas Ervália ia ficar um ano inteiro sem cinema? Claro que não!
Como um presente pra nós, pra Ervália e pra toda gente desse mundão, um portal se abriu e a Recria Cine entrou em nossas casas! A Recria alcançou as turmas de quarto e quinto ano das escolas municipais de Ervália através de um material impresso e alcançou o mundo entre os dias 12 a 15 de outubro, através de um evento virtual. Do dia das crianças até o dia dos professores, a magia aconteceu e, com ela, a nossa querida mostra de cinema para crianças e adolescentes (e quem mais quiser). A Recria em Casa foi transmitida nas redes sociais do projeto, no canal oficial do YouTube e foi palco de sessões de filmes para toda a família, de oficinas infantis, cine-debates, contação de histórias, sarau e uma oficina para professores. De Ervália para o mundo, a Recria em Casa levou cinema, cultura, saúde, diversão e arte a quem estivesse do outro lado da telinha.
As oficinas mostraram, mais uma vez, que dá pra aprender brincando! Descobrimos várias maneiras de fazer artesanato e cinema em casa com as oficinas de Stop Trick, fantoches, mandalas, brinquedos ópticos e lanterna mágica! Com as contações de histórias, conhecemos enredos e universos fantásticos, que nos fizeram viajar com as asas da imaginação. Tivemos também o Minuto Saúde, onde aprendemos como cuidar da nossa saúde mental, da nossa alimentação e do nosso corpo durante a pandemia. E claro! Assistimos a sessões com filmes, que encheram ainda mais o nosso coração de saudade da telona nas escolas ervalenses e de criar os nossos próprios filmes. E por falar em criar filmes, pela primeiríssima vez, a exibição dos curtas foi acompanhada de um bate-papo muito rico e especial com os realizadores de todos os filmes da sessão. Por fim, no último dia, celebrando nossas professoras e professores, recebemos a integrante da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (KINO), Ana Lúcia de Faria e Azevedo, ministrando a oficina “Filmes na escola para aprender e se divertir”. E fechamos nosso portal com chave de ouro e com o talento de muita gente querida no Sarau da Tia Ló.
Foram quatro dias mergulhando no passado, investigando o presente e semeando o futuro. A gente não sabia se a Recria em Casa seria incrível até ela acontecer e ser. Foram dias de trabalho e alegria em dobro. Dias de união, mesmo a distância. Dias de recriar e reinventar aquilo que faz brilhar os nossos olhos e de todos que conhecem esse projeto. Dias que inundaram a equipe de emoção e felicidade, e que nos permitiu levar a magia da Recria Cine para todas as casas.
Clique aqui para acessar aos dias de programação da Recria em Casa 2020!